Oradores

Helen BiltonHelen Bilton_JPEG – Educadora de infância e Professora Associada na área da educação na Universidade de Reading. Os espaços exteriores enquanto ambientes de ensino e aprendizagem são a sua paixão e área de investigação, tendo já várias publicações neste âmbito. Entre os livros editados podemos destacar os seguintes:

– Bilton, H. (2013). ‘Miss, can I have a bike?’ In S. Featherstone. Getting Ready for Phonics. L is for Sheep London: Bloomsbury Publishing plc. Previous edition 2006.

– Bilton, H. (2013). ‘Setting the scene for child-initiated learning out of doors’. In S. Featherstone. Supporting Child-Initiated Learning. Like Bees, Not Butterflies. London: Bloomsbury Publishing plc. Previous edition 2008.

– Bilton, H. (2010). Outdoor Learning in the Early Years. Management and Innovation. 3rd edition, London: Routledge.

Bilton, H (ed) (2005). Learning Outdoors. Improving the quality of children’s play outdoors, London: David Fulton Publishers.

Helen Bilton exerce ainda funções de consultora e formadora externa junto de diferentes entidades britânicas.

____________________________________________________________________________________________________________________

Gabriela Portugal Gabriela Portugal – Professora na Universidade de Aveiro, exercendo funções como docente e investigadora no Departamento de Educação e Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia da Educação.

Os seus interesses têm-se situado, fundamentalmente, em torno de processos de promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, considerando o seu bem-estar emocional e implicação (educação experiencial), análises da ecologia do desenvolvimento, intervenções ao nível da qualidade de contextos educativos, organização e potencialidades educativas do espaço exterior e formação de educadores de infância.

Com importantes trabalhos nestas áreas, destaca-se o seu mais recente projeto relacionado com a coordenação de uma equipa para elaboração de orientações pedagógicas para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos de idade, no âmbito de um pedido da DGE/Ministério da Educação e Ciência e ISS/Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

____________________________________________________________________________________________________________________

Gabriela BentoGabriela Bento – Psicóloga no Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, onde participa no Projeto Fora de Portas, apoiando o desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas para o exterior. Desempenha também funções como responsável do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

Realizou o Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo desenvolvido a sua tese de mestrado acerca das perceções de risco no brincar de um grupo de educadoras de infância.

Atualmente iniciou o doutoramento em educação, na área de administração e políticas educativas, na Universidade de Aveiro.

____________________________________________________________________________________________________________________

RNRui Neves – Professor auxiliar no Departamento de Educação e membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores na Universidade de Aveiro. É Licenciado em Educação Física (ISEF – UTLisboa, 1982), Mestre em Ciências do Desporto – especialidade em desporto para crianças e jovens (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – UPorto, 1995) e Doutor em Didática (Universidade de Aveiro, 2007). Os seus interesses de investigação centram-se na promoção das atividades motoras na infância e da educação física no 1º ceb. Foi responsável por várias unidades curriculares nos antigos Bacharelatos em Educação de Infância e de Ensino do 1º CEB, da Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura em Ensino – 1º CEB. Foi coordenador da equipa de docentes do antigo Departamento de Didática e Tecnologia Educativa (UA) que desenvolveu a assessoria pedagógica e científica na conceção e projeto de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico adjudicado pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ao Gabinete de Arquitetura Aires Mateus e Associados, Lda – Lisboa (2006-2009)

É atualmente diretor de curso da Licenciatura em Educação Básica, coordenador da unidade curricular de Projetos de Intervenção Educacional na Universidade de Aveiro e seu docente.

____________________________________________________________________________________________________________________

Sem Título

Ulla Kjærvang – Chefe do departamento de Arquitetura e Design Paisagístico, na consultora dinamarquesa Bascon A/S.  Com mais de 15 anos de experiência profissional na área da arquitetura de ambientes educativos, Ulla Kjærvang tem vindo a desenvolver projetos relacionados o planeamento de espaços interiores e exteriores para crianças e jovens.

Ao longo do seu percurso profissional, Ulla Kjærvang trabalhou também como consultora e responsável de projetos na DanskCenter for Undervisningsmiljø (Centro de Educação Ambiental – Dinarmarca), uma organização pública destinada à gestão, planeamento e coordenação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento físico, psicológico e estético das crianças.

Ainda, Ulla Kjærvang pertence a um grupo de peritos que participa na monitorização de vários projetos de investigação relacionados com o brincar da criança em ambientes de aprendizagem.

Desde há alguns anos, Ulla é também consultora em projetos relacionados com os espaços interiores e exteriores de creche, estando também envolvida em iniciativas que procuram envolver crianças e jovens na projeção dos espaços.

No âmbito da sua atividade profissional, Ulla Kjærvang tem publicado artigos sobre espaços promotores de desenvolvimento motor e estético e é também a autora do livro “Æstetik, ja tak” (Esthetic – yes please!). Ainda, apresentou um programa de televisão relacionado com planeamento de espaços educativos nas escolas dinamarquesas.

Na sua perspetiva, uma relação de cooperação estreita entre crianças, educadores e pais é muito importante para que seja possível criar espaços exteriores suscitadores da imaginação, da curiosidade e dos sentidos da criança.

____________________________________________________________________________________________________________________

Joana SobralJoana Sobral – Arquiteta Paisagista, exerce funções na Divisão de Projetos da Câmara Municipal de Coimbra onde desenvolve, entre outros, projetos de paisagismo para espaços públicos tais como parques, espaços públicos de recreio infantil e espaços de recreio dentro do contexto escolar. Entende o projeto como um processo dinâmico que apenas sucede se abraçado pelos futuros utilizadores.

____________________________________________________________________________________________________________________

AidaAida Figueiredo- Possui formação na área de Enfermagem e é licenciada e mestre em Psicologia. Docente na UA desde 2003, leccionou unidades curriculares relacionadas com Saúde, Necessidades Educativas Especiais e Prática Pedagógica Supervisionada da licenciatura em Educação de Infância. Fez parte da equipa de trabalho do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e actualmente encontra-se a desenvolver o seu doutoramento em Psicologia, sendo o seu interesse de investigação os espaços exteriores em contextos de infância.

____________________________________________________________________________________________________________________

MarioBranco (1)

Mário Branco – Pediatra com a sub especialidade de Neonatologia. Consultor de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).Membro da Comissão de Ética para a Saúde do CHUC. Presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha.

 

____________________________________________________________________________________________________________________

swimming conference 1 (1)André Moreira – Consultor de Imunoalergologia desde 2004 no Centro Hospitalar de São João (CHSJ) e desde 2009 Professor Auxiliar Convidado a 30% de Imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Entre 2010 e 2012 foi Diretor do Internato Médico e desde 2012 é Diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Medicina do CH São João. Foi Coordenador do Interest Group of Allergy, Asthma and Sports da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clinica (EAACI) entre 2008 e 2011, coordenou entre 2008 e 2013 a EAACI Task-Force on Healthy Lifestyle Interventions in Allergy and Asthma e é desde 2012 coordenador do Comité de Alergia Asma e Desporto da Organização Mundial de Alergia (WAO).

____________________________________________________________________________________________________________________

Fernando Morgado Fernando Morgado – Fisioterapeuta com experiência profissional no Hospital Militar de Coimbra e monitor do curso de formação em Osteopatia,  na Escuela de Osteopatía de Madrid. Defensor das crianças andarem descalças, enquanto prática promotora de saúde e desenvolvimento.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s